YouTube vai mudar regras de publicidade em vídeos que têm audiência infantil

Novidade foi anunciada no mesmo dia em que empresa concordou em pagar multa de US$ 170 milhões por usar dados de crianças para direcionamento publicitário.



 O YouTube anunciou mudanças na maneira como divulga publicidade em sua plataforma principal nesta quarta-feira (4). As mudanças serão implementadas para limitar a coleta e o uso de dados relacionados a conteúdo infantil.

"Começando nos próximos quatro meses, nós passaremos a tratar dados de qualquer pessoa vendo conteúdo voltado para crianças no YouTube como se fossem dados de uma criança, independente da idade do usuário", escreveu Susan Wojcicki, presidente global da plataforma de vídeos, em uma carta no blog oficial do YouTube.

Ainda segundo Wojcicki, o YouTube também "vai parar de direcionar publicidade para esse tipo de conteúdo inteiramente e algumas funcionalidades não estarão mais disponíveis, como comentários e notificações".

A partir de agora, o único tipo de publicidade que poderá ser exibido em vídeos do YouTube que tenham algum tipo de audiência infantil são publicidades de contexto. Nesse modelo, as propagandas são associadas ao vídeo em que são exibidas, não direcionadas de acordo com o comportamento e outras informações pessoais do usuário que está assistindo — que é o modelo padrão de exibição publicitária.

Na carta, Wojcicki afirma que o conteúdo voltado para audiência infantil será identificado em parceria com os próprios criadores e YouTubers, que a partir de agora devem dizer se produzem algum tipo de vídeo que entra nessa categoria. "Nós também usaremos aprendizado de máquina para encontrar conteúdo que claramente é direcionado para audiências mais jovens, como aqueles que têm ênfase em personagens infantis, brinquedos ou jogos".

    Exemplos de canais e produtores que se enquadram nessa regra não foram citados.

O Google, que é dono do YouTube, concordou em pagar uma multa de US$ 170 milhões por ter coletado dados de menores de idade e ter direcionado publicidade para essas pessoas usando essas informações.

É incerto como a medida de tratamento desses dados deve impactar no faturamento publicitário do YouTube, que não disponibiliza dados oficiais de quanto arrecada com propaganda. O Google, que é uma empresa muito maior, faturou US$ 137 bilhões em 2018.

Google e Youtube fecham acordo milionário após acusadas de violar privacidade infantil. As informações são do G1.

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