10 dicas para o trabalho em equipe

 


Falar em trabalho em equipe é fácil. Difícil é alinhar interesses, competências e habilidades profissionais. O mercado de trabalho cada vez mais exigente seleciona pessoas com forte capacidade de adaptação, flexíveis e que saiba ver no outro oportunidade de novas aprendizagens, de troca. Abaixo são apresentadas algumas dicas para reflexão sobre como trabalhar em grupo:

1.Seja paciente: Não é fácil conciliar opiniões. Exponha seu ponto de vista com moderação. Nem sempre sua opinião será a correta ou a melhor.

2.Esteja aberto para novas ideias: Aceitar o novo e a ideia de outras pessoas são passos importantíssimos para o alcance de bons resultados e aprendizados.

3.Saiba dividir: Compartilhar idéias, responsabilidades e informações faz com que a tarefa seja mais fácil de ser resolvida.

4.Seja participativo: A solidariedade, a ajuda, a generosidade, o interesse pela necessidade do outro aquece as relações e dá força nos momentos que tudo parece difícil.

5.Respeite e aprenda com as diferenças: Cada pessoa é única, singular, trazendo consigo experiências, talentos e valores que quando compartilhados ampliam o conhecimento.

6.Trabalhe e faça sempre o melhor que puder: Evite a estagnação, a acomodação, o desinteresse pelas coisas. Não deixe para o outro aquilo que é de sua competência fazer.

7.Dialogue: Recurso determinante para manter relações interpessoais saudáveis. Ninguém tem “bola de cristal” para adivinhar o que o outro pensa ou precisa. Evitar e saber administrar situações de conflito é responsabilidade de todos.

8.Cuidado com a crítica: Mesmo que necessária, geralmente provoca desastres irreparáveis. As críticas devem ser feitas no campo das idéias de maneira tornar o ambiente mais construtivo e oportunizando o crescimento do outro.

9.Estabeleça objetivos e funções: Os resultados são mais facilmente obtidos quando a equipe sabe qual o propósito do trabalho e qual o papel de cada membro na equipe.

10.Avalie: Dar e receber feedback ajuda na orientação dos trabalhos, na identificação de erros e sua correção, além de constituir forte aliado no reconhecimento do esforço da equipe.

Elizabeth H. de Oliveira. Graduada em História e Pedagogia. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino, Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoas. MBA em Gestão Acadêmica. Palestrante. elisa.hernandes@yahoo.com.br

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